domingo, 10 de janeiro de 2010

Nostalgia


Tenho passado por dias bastante nostálgicos. Em dias assim,é inevitável que eu me veja tomado, por uma grande vontade de ouvir incessantemente, a banda que foi a base para eu gostar de tudo que eu gosto hoje. Lembro-me como se fosse hoje de não ter ido à escola, e ter ficado em casa doente, numa tarde de terça-feira, no ano de 1990. Estava deitado na minha cama. E no radinho de pilha, aquelas frases que, aos 8 anos de idade, eu não sabia bem o que queriam dizer.
"não interessa o que diz o ditado
não interessa o que o estado diz
nós falamos outra língua
moramos em outro país"

Frases estas, que até o dia de hoje, já interpretei das mais variadas formas. Pra quem não faz idéia de qual é a banda em questão, ela se chama Engenheiros do Hawaii. Banda que talvez já esteja extinta. Pois não se sabe se ela retornará a fazer shows em algum momento. Para muitos, ela já está extinta há anos, quando da saída de Augusto Licks, em 1993.E principalmente após a saída de carlos Maltz, em 1996. Para outros, a ideologia confusa, messianica, "genial", de Humberto gessinger, faz com que os Engenheiros do hawaii nunca cheguem a um fim.
No momento, Humberto Gessinger está voltado aos shows com Duca Leindecker, no projeto Pouca Vogal. Está se dedicando bastante também em divulgar seu livro, "Pra ser sincero:123 variações sobre um mesmo tema".
Recentemente esteve no programa "A hora do Rush" da FM portoalegrense, Poprock, que é apresentado por uma legenda do FM gaúcho. Mauro borba. o locutor em questão, foi uma das peças fundamentais na história dos Engenheiros, tendo sido o primeiro a tocar um som da banda de universitários da UFRGS(Universidade federal do Rio Grande do Sul). Diminua o volume da EBTK ali ao lado, e ouça aí abaixo, o programa na íntegra.

Download do programa

Ainda levado por esta nostalgia, busquei algumas raridades da banda. Abaixo, a primeira música da banda a ter tocado em rádio,chamada "Engenheiros do Hawaii". Esta versão foi gravada no que dizem ter sido, o primeiro show dos Engenheiros.
Mais abaixo, a música que foi o primeiro "hit" da banda. "Porque não" também ficou conhecida como "Sprayvo" e estava na Demo de longe demais das capitais, primeiro disco da banda, mas acabou ficando de fora do LP oficial.



Download Engenheiros do Hawaii







Download  Porque não

Mesmo Humberto Gessinger estando totalmente na ativa,a impressão de que alguma coisa se perdeu pelo caminho, fica clara pra quem o acompanha. Mas também fica evidente que suas letras, nunca ficarão obsoletas.

12 comentários:

Tomaz Dantas disse...

Massa adoro engenheiros do hawai

Lenivaldo Silva disse...

Vi seu link lá na Comunidade do Orkut e fazendo jus a sua postagem lá vai:
Interessante pq tudo que eu conheço a respeito de música,o que eu gosto hoje começou com o acústico MTv dos Engenheiros.Uma banda fantástica.
Graças a Deus apesar de ter 18 anos e a banda tá parada há um tempinho,tive a oportunidades de vêlos no palco na turnê Novos Horizontes.
Meu amigo,eu crei que os Engenheiros não acabaram ainda.Pois embora os outros caras como O Maltz por exemplo,tenham largado a banda,Humberto Gessinger é os Engenheiros do Hawaii.No momento em que ele quiser formar a banda novamente,ele coloca um classificado no jornal dizendo que precisa de 2 ou 3 musicos e o Engenheiros tá formado.
Você perderia um show deles por causa disso?É lógico que não né?
O pouca Vogal tá bom,não tá ótimo.Mas isso não vai durar muito.Logo depois ele monta a banda de novo,pra o bem geral da nação.Parabéns pois o blog está muito legal...
Sim,eu só tenho uma sugestão:
*Retira esse rádio que toca automaticamente no teu blog,pois as pessoas as vezes estão acessando a net quando tá todo mundo durmindo e de repente é surpreendido com um barulho,assim como aconteceu comigo.É só um conselho,não leve a mal.
Mas o blog tá foda!
Sem mais,
desejo Novos Horizontes pra ti

Anônimo disse...

não gosto mto de angenheiros, só umas bem antigas.

Anônimo disse...

nossa! escreve mto bem, mocinho! ;) vandrianne ;P

Esther Saldanha disse...

Boas bandas nunca são extintas, sempre tem gente ouvindo e repassando, gente descobrindo e redescobrindo.
Engenheiros não morrerá jamais!

Anônimo disse...

blog fod*..
muito loko

Anônimo disse...

Engenheiros do Hawaii, é uma ótima banda, eu gostava, e ainda gosto...

Cara,
achei o seu blog muito interessante! ;)

Visite-me:
http://cortex-nuclear.blogspot.com/

Abraços.

Anônimo disse...

nem gosto de engenheiros.

Unknown disse...

amoo engenheiros ! parabeens, otimo blog!

Isaac disse...

Cara, adoro Engenheiros do Hawai. Gostei da forma como escreveu o post. Gostei da escolha da imagem tmb =D
abraço.

Chora Bonequinha disse...

Engeheiros Do Hawaii.. sempre bom ^^ o melhor de todos os acústicos MTV

Víctor Sánomam disse...

Nostalgia nada cara! Engenheiros hoje e sempre!

Pra mim, que só curto banda brasileira, dá um aperto no coração não ter mais bandas como engenheiros tocando toda hora...